Joule - Projectos, estudos e coordenação, lda
TagusPark

TAGUSPARK, EDIFÍCIOS DE ESCRITÓRIOS – QUALIDADE

OEIRAS, PORTUGAL
Cliente: TagusPark

O edifício: Conjunto de edifício de frações de serviços com 25 520 m2
Valor estimado da Obra: 3 700 000 €
Data Conclusão do Projeto: 2000
Data Conclusão de Obra: 2002

PROJECTO DE ARQUITECTURA

Arqt.º António Nunes de Almeida

PROJETOS ELABORADOS

Instalações Elétricas
Instalações de Telecomunicações
Instalações de Gestão Técnica Centralizada
Instalações de Segurança Ativa
Instalação de Elevadores
Segurança contra Incêndio em Edifícios (SCIE)

O EDIFÍCIO
Projeto de 3 edifícios localizados no TagusPark, cada um com dois pisos de estacionamento e 4 pisos de frações para serviços em regime de propriedade horizontal, num total de 82 frações. Cada piso é constituído por diversos "módulos" semelhantes, que podem ser agrupados até perfazer uma fração por piso, possibilitando gerir a compartimentação de forma muito flexível e à medida de cada proprietário.
O PROJETO
Trata-se de um conjunto de 3 edifícios de grandes dimensões, com um reduzido prazo para a elaboração dos projetos e para a execução da obra e sem conhecimento do tipo de utilizadores e respetivas necessidades de instalações e espaço. Tendo em conta o atrás referido, projetaram-se instalações o mais modulares, flexíveis e repetitivas possível, de forma a facilitar a elaboração dos projetos e a sua posterior execução. Assim todas as instalações seguiram a opção do projeto de arquitetura, tendo sido desenvolvidas numa lógica de módulos com áreas idênticas que se podem agrupar à medida das necessidades de cada utilizador até uma fração por piso, isto sem necessidade de alterações nas instalações projetadas.
Outra das preocupações foi dotar os módulos/frações de todas as infraestruturas necessárias, incluindo disponibilidade de potência, pavimento falso e infraestruturas e ligações de telecomunicações.
Por último, refira-se a centralização de todas as instalações de segurança e gestão técnica no núcleo central.
PROJETO ANTERIOR PROJETO SEGUINTE