Joule - Projectos, estudos e coordenação, lda
Escom

SKY RESIDENCE II E SKY BUSINESS

LUANDA, ANGOLA
Cliente: Escom

O edifício: Edifício de utilização mista com 76 000 m2
Valor estimado da Obra: 17 000 000 €
Data Conclusão do Projeto: 2010
Data Conclusão de Obra: 2014

PROJECTO DE ARQUITECTURA

Risco, Arqº Tomás Salgado

PROJETOS ELABORADOS

Instalações elétricas
Instalações de Telecomunicações
Instalações de Gestão Técnica Centralizada
Instalações de Segurança Ativa
Instalação de Elevadores

O EDIFÍCIO
Complexo multifuncional constituído por uma base comum com 8 pisos enterrados de estacionamento, piso 0 de entrada e piso 1 para espaços comerciais. Sobre esta base "assentam" duas torres de 24 e 22 pisos, destinadas respetivamente a 62 frações de habitação e 68 frações de serviços.
O PROJETO
Tendo em atenção as características das redes de abastecimento locais, as exigências de segurança contra incêndios num edifício de grande altura, a utilização mista do edifício (habitação, comércio e serviços), com horários de funcionamento distintos, foi necessário estudar e implementar soluções adaptadas àquelas necessidades.
A fiabilidade na alimentação de energia é garantida pela montagem de uma central de reserva autónoma, 100% redundante.
A fiabilidade das instalações de comunicação é garantida pelo facto de terem origem em duas entradas, uma no piso 0 e outra no último piso, com a distribuição em paralelo ascendente/descendente através de cabos de fibra óptica e UTP para os bastidores parciais de distribuição final.
Para garantir a flexibilidade e facilidade de exploração, os equipamentos de distribuição final estão repartidos ao longo dos pisos em espaços técnicos criados para o efeito e localizados sempre na mesma vertical.
Esta solução além de flexibilidade de exploração permitiu uma grande redução do número de canalizações.
Atenção particular foi dada às instalações de segurança, incêndio, intrusão e roubo, aspecto fundamental num conjunto desta complexidade e dimensão. Para cada tipo de instalação foram definidas salas de segurança instaladas nos diferentes pisos. Os equipamentos montadas nas salas de segurança foram centralizados numa única sala, onde é possível visualizar e controlar as instalações da totalidade dos equipamentos instalados.
PROJETO ANTERIOR PROJETO SEGUINTE