Joule - Projectos, estudos e coordenação, lda
PT-PRO

PORTUGAL TELECOM - Edifício da AV. Afonso Costa

LISBOA, PORTUGAL
Cliente: PT-PRO

O edifício: Edifício de serviços com 10 000 m2
Valor estimado da Obra: 3 750 000 €
Data Conclusão do Projeto: 2005
Data Conclusão de Obra: 2009

PROJECTO DE ARQUITECTURA

Arq. José Laranjeira

PROJETOS ELABORADOS

Instalações elétricas
Instalações de Telecomunicações
Instalações de Gestão Técnica Centralizada
Instalações de Segurança Ativa
Instalação de Elevadores
Instalações de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC)

O EDIFÍCIO
A remodelação do edifício da Av. Afonso Costa, dotado de 12 pisos, visou a sua utilização como callcenter da TMN e da PT, mantendo-se em parte dele as instalações da TVCabo. Esta adaptação exigiu uma significativa alteração do edifício de modo a adequá-lo às suas novas funções quer em termos de organização dos espaços, acessibilidades e serviços quer na satisfação das exigências regulamentares, nomeadamente de segurança contra incêndios, a que o edifício não respondia.
O PROJETO
A nova "arquitetura", as novas ocupações e exigências funcionais impuseram uma total remodelação das instalações Eléctricas, de Comunicações, de Segurança e de Ar Condicionado.
Assim, em termos de energia, o edifício passou a dispor de 4 fontes de energia: em média tensão, dois grupos geradores como alternativa de socorro, duas fontes de alimentação ininterrupta (UPS) para alimentação de equipamentos considerados prioritários e ainda a possibilidade de alimentação por um grupo gerador externo para, em caso de necessidade, alimentar as cargas vitais.
No âmbito das instalações de segurança implementaram-se instalações de Detecção automática de Incêndio e CCTV.
As instalações de ar condicionado têm na raiz duas unidades mistas produtoras de água refrigerada e água quente, sendo os espaços ocupados tratados com unidades terminais do tipo ventilo-convectores. A renovação de ar ambiente de cada piso é feita por unidades dedicadas de tratamento de ar novo.
Todas as instalações são supervisionadas e controladas por um sistema de Gestão Técnica Centralizada.
PROJETO ANTERIOR PROJETO SEGUINTE