O EDIFÍCIO
Requalificação e ampliação conjunto de edifício que integram o palácio Presidencial Nicolau Lobato, incluindo 8 edifícios para Presidência (ampliação do existente), Residência Oficial, Casa Militar; Caserna, Ginásio e Posto Médico, Museu, Oficinas, Garagem e áreas Técnicas e Portaria.
Conjunto de edifícios com espaços com funções tão diversas como auditórios, salão nobre, salas de reunião e salas de crise, zonas de habitação, zonas afetas à função militar com sala de operações, zonas de exposição, zonas de cafetaria e refeições, com uma área de construção de cerca de 11 000 m2.
OS PROJETOS
Espaços com funções e exigências tão diversas como a simples garagem de veículos até à sala de operações da casa militar, passando pelos espaços da presidência, zonas de residência oficial e caserna, grandes espaços de reunião como sejam auditórios e salão nobre e também o edifício de museu com restaurante integrado, incluindo cozinha industrial.
Esta diversidade de espaços obrigou ao desenho de instalações por um lado muito diversas, mas que por outro têm obrigatoriamente de ter um funcionamento integrado e coerente.
Por outro lado, as exigências de fiabilidade de alimentação de energia, associadas à fraca fiabilidade de alimentação da rede local e à inexistente assistência técnica no local, obrigou ao projeto de posto de transformação com dois transformadores 100% redundantes socorridos por central de emergência com 3 equipamentos (1 reserva de 2). Com dois QGBT's com dupla alimentação.
Também a segurança intrusão mereceu uma especial com o projeto do sistema de CCTV a proteger o perímetro exterior, os espaços exteriores em geral, as entradas dos edifícios, os seus espaços comuns e os espaços de maior "sensibilidade". Este sistema associado a sistemas de deteção de intrusão por edifício, com todos os sistemas de segurança integrados e ligados num sistema de centralização, com monitorização e controlo na sala de segurança do complexo.