Joule - Projectos, estudos e coordenação, lda
IMC – Instituto dos Museus e da Conservação

MUSEU NACIONAL DE MACHADO DE CASTRO

COIMBRA, PORTUGAL
Cliente: IMC – Instituto dos Museus e da Conservação

O edifício: Museu com espaço multiusos com 15 000 m2
Valor estimado da Obra: 1 800 000 €
Data Conclusão do Projeto: 2005
Data Conclusão de Obra: 2010

PROJECTO DE ARQUITECTURA

GB arquitetos, Arq. Gonçalo Byrne

PROJETOS ELABORADOS

Instalações Elétricas
Instalações de Telecomunicações
Instalações de Gestão Técnica Centralizada
Instalações de Segurança Ativa
Instalação de Elevadores
Segurança contra Incêndio em Edifícios (SCIE)

O EDIFÍCIO
Requalificação do centenário e classificado Museu Machado de Castro, incluindo o antigo "criptopórtico" e a ampliação do espaço de exposição através da construção de uma "grande nave" com altura de três pisos.
Além disso foram construídos, uma nova sala multiusos utilizando uma cisterna existente, e um novo edifício administrativo.
O PROJETO
O projeto teve como objectivo dotar o Museu Machado de Castro de todas as facilidades decorrentes das exigências das atuais tecnologias e modelos expositivos, com a consequente reformulação total e ampliação das suas instalações.
O facto de se tratar de um conjunto de edifícios com idades de construção muito diferentes (desde a era Romana até praticamente aos nossos dias), com poucas ou nenhumas ligações interiores entre si, "agravou" ainda mais a dificuldade e "delicadeza" da intervenção, já de si "natural" num edifício museológico classificado.
Em todos os projetos elaborados a preocupação centrou-se em três objectivos principais: não "agredir" e descaracterizar a arquitetura existente; garantir o "máximo" de flexibilidade possível na utilização dos espaços, possibilitando a instalação de um leque alargado de exposições; garantir uniformidade, coerência e unidade para todas as instalações de todos os edifícios, espaços e funções, de forma a facilitar a sua exploração e manutenção.
A elaboração do projeto foi realizada em permanente e estreita ligação com a equipa de arquitetura, os responsáveis do museu e os responsáveis pelo património, obtendo-se soluções integradas na arquitetura, aceites pelo património e de acordo com as necessidades museológicas dos espaços.
PROJETO ANTERIOR PROJETO SEGUINTE