Joule - Projectos, estudos e coordenação, lda
Universidade Nova de Lisboa

INSTITUTO CÂMARA PESTANA

CAMPO SANTANA, LISBOA
Cliente: Universidade Nova de Lisboa

O edifício: Conjunto de Edifícios de laboratórios e biblioteca, com 6 pisos e 28 100m2 de área
Valor da Obra: 1 400 000 €
Data Conclusão do Projeto: 2008
Data Conclusão de Obra: 2013

PROJECTO DE ARQUITECTURA

Arqº Gonçalo Byrne
em colaboração com Arqº Zinterl

PROJETOS ELABORADOS

Instalações Elétricas
Instalações de Telecomunicações
Instalações de Gestão Técnica Centralizada
Instalações Segurança Ativa
Instalação de Elevadores
Segurança contra Incêndio em Edifícios (SCIE)

O EDIFÍCIO
Conjunto de três edifícios destinados à investigação e ensino universitário: Genética, Microbiologia/Imunologia e Biblioteca. Estes edifícios confinam com um pátio interior, sob o qual existe um parqueamento.
Entre os edifícios da Genética e da Biblioteca existe um espaço técnico destinado aos equipamentos centrais de distribuição de energia elétrica (Posto de transformação, central de emergência e sala de quadros).
O PROJETO
A garantia de fiabilidade, redundância e flexibilidade das redes de energia, comunicações e sua monitorização num edifício laboratorial de investigação avançada.
Nesse sentido o fornecimento de energia elétrica ao complexo é assegurado por dois transformadores, em que um é reserva do outro, por um grupo de emergência que alimenta as cargas prioritárias e por uma unidade do tipo UPS que alimenta os equipamentos que não admitem uma interrupção na alimentação de energia.
Do mesmo modo a rede de telecomunicações é redundante: para além da rede própria do complexo, existe uma outra, paralela, que está ligada à faculdade de Medicina.
Os sistemas de segurança e a gestão técnica, ainda que autónomos em cada edifício, têm os equipamentos centrais no de Imunologia.
PROJETO ANTERIOR PROJETO SEGUINTE