O EDIFÍCIO
Edifício de oficina de veículos, do tipo nave industrial com um bloco central de escritórios, que foi integralmente demolido e reconstruído, mantendo o bloco central. Edifício com piso de estacionamento e espaços técnicos principais e três pisos (piso 0 a piso 2) de espaços de trabalho do tipo gabinete simples ou múltiplo, salas de reunião, salas de apoio e auditório, com o bloco preservado ocupado apenas por salas de reunião, com uma área aproximada de 12 000 m2.
O PROJETO
O projeto inclui posto de transformação cliente, central de emergência, central de UPS, instalações de segurança contra incêndio e intrusão com sistema de centralização e sala de segurança. Inclui ainda sistema de gestão técnica centralizada.
De forma a dar resposta à fiabilidade, qualidade e flexibilidade que as instalações têm de assegurar, optou-se pela instalação de pavimento falso, onde serão instaladas a generalidade das instalações. Optou-se por uma disposição numa malha retangular regular, que permite uma diversidade de lay-out's e a sua alteração de forma rápida. Permite ainda libertar o teto, particularmente importante no último piso, onde se optou por manter a estrutura metálica à vista da nave industrial.
A questão da segurança intrusão, associada ao controlo da circulação nos espaços por parte dos ocupantes e convidados externos, levou ao projeto de sistema de controlo de acesso por telemóvel e sistema de CCTV com elevado número de câmaras.
Outro ponto de atenção foi o "Data Center", no que à segurança e fiabilidade de alimentação diz respeito, com alimentações de energia ininterrupta redundantes e extinção automática de incêndio. Também o auditório mereceu uma especial atenção, em particular no que à iluminação e seu controlo e aos sistemas de audiovisuais diz respeito.
Como sistema integrador das várias instalações foi projetado um sistema de gestão técnica, com capacidade para gerir e controlar a generalidade das instalações de AVAC e iluminação, com subsistemas KNX interligados num sistema global.