Joule - Projectos, estudos e coordenação, lda
PT-PRO

EDIFÍCIO PICOAS

LISBOA, PORTUGAL
Cliente: PT-PRO

O edifício: Remodelação dos equipamentos centrais de energia e instalação de 4 "Data Center's" com 2 000 m2
Valor estimado da Obra: 12 500 000 €
Data Conclusão do Projeto: 2007
Data Conclusão de Obra: 2010

PROJECTO DE ARQUITECTURA

Sem intervenção de arquitetura

PROJETOS ELABORADOS

Instalações Elétricas
Instalações de Telecomunicações
Instalações de Gestão Técnica Centralizada
Instalações de Segurança Ativa

O EDIFÍCIO
Edifício sede do grupo PT, constituído pelos blocos A e B, com uma área total de aproximadamente 31 000 m².
No Bloco A estão instalados os equipamentos de comunicações, de abastecimento de energia elétrica, AVAC, etc. Os Projetos elaborados referem-se aos equipamentos do Bloco A.
O PROJETO
A instalação de 4 novos "Data Center", obrigou a uma total reformulação e ampliação dos equipamentos centrais de alimentação e distribuição de energia, com um aumento para o dobro da potência instalada.
A instalação de "Data Center" e dos seus espaços técnicos de apoio pressupõe o projeto de uma elevada quantidade de instalações complexas, em geral com redundância 2N, com a consequente duplicação do número de equipamentos e das suas redes de distribuição. Foi esta a solução adotada neste edifício pelo que o projecto prevê duas redes iguais, sendo uma a reserva da outra. Esta solução obrigou à duplicação de espaços técnicos, redes de caminhos de cabos e canalizações.
No caso do presente projeto, esta complexidade natural foi "agravada" por se tratar de um edifício existente e a funcionar pelo que as instalações, já de si complexas e exigentes tiveram de ser projetadas de forma a poderem ser executadas e colocadas em serviço em paralelo com as existentes, sem interrupção de serviço. Por outro lado, a transferência das instalações existentes para as novas, teve de ser feita de forma faseada e com "o mínimo" possível de interrupções.
Com a entrega da solução final proposta foi também entregue um plano detalhado com o faseamento para a sua implementação e o desmantelamento das instalações existentes.
PROJETO ANTERIOR PROJETO SEGUINTE